DICAS

Passo 1:
O ideal de muda para replantio, é que tenha pelo menos 4 pseudobulbos,pois assim sendo, é possivel com um ano a primeira flor surgir.

Para cortar o rizoma utilize uma ferramenta esterizada no fogo.

Passo2:
Detalhe do corte do rizoma, deixando os 4 pseudobulbos e o broto.

Passo3:
Eliminando as raizes mortas.

Passo4:
Remova as bainhas e espatas secas

Passo5:
Limpando as partes maiores da planta como uma esponja macia.

Passo6:
Com sabão neutro e uma escova de dentes, lavamos as partes mais sensiveis, como raizes etc. usando água corrente.

Passo7:
Na escolha do vaso, dê preferência aos de cerâmica, que devem ter vários furos para drenagem, mas também podemos usar vasos de plástico.

Passo8:
O tamanho do vaso é muito importante. O ideal é que a parte trazeira da planta fique encostada na borda interna do vaso e sobre uns 5 cm na frente.

Passo9:
Podemos utilizar vasos usados, desde que seja bem limpos com água sanitária e escova.
Nunca esquecer de retirar todos residos com agua corrente.

Passo10:
Preenchemos 1/3 do vaso com cacos de cerâmica, para facilitar a drenagem.

Passo11:
O xaxim desfilbrado é um excelente substrato.

Passo12:
Após lavado o xaxim, colocamos no vaso uma camada de aproximadamente 2 cm.

Passo13:
Colocamos um pequeno tuxo de xaxim debaixo da raizes.

Passo14:
Completamos o vaso com xaxim até 1 cm abaixo da borda do vaso.

Para fixar melhor a planta ao vaso, podemos amarra-la levemente com fio de telefone etc., não esqueça de colocar plaqueta de identificação.

                       Onde e Como Cultivar Orquídeas

"A Orquídea não é uma parasita". Este é o primeiro ensinamento dos orquidófilos.
Na verdade a orquídea é capaz de produzir o alimento que necessita. Atravez da fotossintese transforma em carboidratos e oxigênio, com a intervenção do calor, da luz, e da clorofila. Ainda se alimenta pela raizes absorvendo agua e sais minerais.
É impossível estabelecer uma regra única para o cultivo de todas as orquídeas. Ela nasce em qualquer canto e lugar, mas se adpta melhor em temperaturas amenas (+15 a 25ºC)


                             Habitat e cultivo
Em funçao das grandes variações climáticas no Brasil, o cultivo das orquídeas
em ripados se torna mais adquadro, mas nem sempre o mais fácil e barato.Tambem podemos usar para fechamento e cobertura, tela de plástico "Sombrite" 50x50 onde a passagem da luz fica reduzida a metade, em regiões muito ensolarada devemos usar tela com menos passagem de luz solar.

                                     Ripado
A altura média deve ser de 2.40m e o comprimento e largura fica de acordo a quantidade de plantas. Ao colocar as ripas ou outro material como bambu etc. elas devem ficar na posição norte-sul, isto para que quando o sol caminha na direção leste-oeste, ele vai gradativamente passando sobre as plantas.
As ripas normalmente de 5 cm de largura, devem ficar entre si
um espaçamento de 2,5 a 3 cm.
Lembre-se sempre, a orquídea necessita de luz solar, mas nunca diretamente sobre a planta por longo periodo.

(Veja na animação abaixo, a luz solar passando sobre a planta.)

                          Cultivo em Apartamento
Para cultivar orquídea em apartamento, escolha uma ou mais janelas que receba bastante sol durante o dia, e proteje-a com sombrite (Uma pequena tela escura, com malhas 50x50), para que a luz solar passe pulverizada.
Quanto a rega e adubação,o mesmo princípio para todas. 


                                    Rega
Para termos uma idéia do período entre uma rega e outra, vamos fazer de conta que a planta (Orquídea) está em seu habit natural grudada com suas raizes em cascas de árvores. Assim, após uma chuva torrencial os ventos sopram e as raizes secam. Usando estes princípios, a planta no vaso não pode ficar com as raizes encharcadas, pois apodreceriam, dai um espaço seco entre uma rega e outra.
Em regra gerais, a rega deve ser feita pela manhã.


                                  Adubação
Os três principais minerais para o crescimento das plantas são: Nitrogênio (N)responsável pelo crescimento, Fósforo (P) para um bom enraizamento, e Potássio (K) fortalece a planta contra pragas e auxilia na produção de flores. No mercado exitem vários produtos, use a seguinte fórmula: 30-10-10 ou seja 30% de Nitrogênio, 10% de Fósfoto, e 10% de Potássio, use uma colher de cha para 1 litro de agua, e pulverize as palntas a cada 15 dias. Devemos lembrar que o período ideal para adubação e de agosto a abril,pois, a partir de maio com a chegado do frio as plantas entram em repouso vegetativo, e a adubação não se faz necessário.

 

                               Como multiplica-las

Sua multiplicação é geralmente fácil. Apesar de também poderem ser reproduzidas por sementes ou por micropropagação (técnica de laboratório), no cultivo caseiro, o método mais utilizado é a divisão de plantas adultas (ou divisão de rizoma). A divisão de rizomas é a técnica mais fácil e acessível, já que as duas outras técnicas exigem maior nível de tecnologia e especialização, se tornando inviáveis para cultivos domésticos.

Minha orquídea já pode ser dividida?
Por via de regras, para a separação de rizomas ser feita de forma segura, a planta deve possuir ao menos 6 pseudobulbos. Cada nova planta deverá possuir inicialmente, ao menos 3 pseudobulbos para ter uma sobrevivência mais garantida.

Como fazer a divisão de plantas adultas?
Podemos separar em alguns passos:

a) Retire a planta do vaso original, tirando o substrato restante da raiz, e cortando as raízes mais velhas com uma boa tesoura de poda.
b) Com uma faca esterilizada no fogo, separe as plantas em mudas de 3 ou mais pseudobulbos, cortando seu rizoma.
c) plante as novas mudas em vasos com os substratos adequados.

 

                         Cuidando das orquídeas

Não há grandes segredos nos cuidados com as orquídeas. Algumas das principais dicas se encontram a seguir:

Regas
Regue as orquídeas regularmente, mas nunca inunde o vaso, pois isso mataria as suas raízes. Normalmente as orquídeas são bastante tolerantes à falta d’água, não morrendo com facilidade.

Adubação
É desejável realizarmos adubações periódicas. O próprio xaxim ou fibra de coco é fornecedor natural de nutrientes. Mas normalmente podemos complementar a adubação com pequenas doses de adubos de formulação NPK, podendo também ser aplicadas junto a um pouco de torta de mamona e farinha de osso.

Plantas indesejáveis
Algumas plantas daninhas irão certamente brotar, mas devem ser arrancadas manualmente.

Renovação do vaso
Quando a planta estiver excessivamente perfilhada, devemos efetuar a divisão da planta, pois suas raízes já não possuirão mais espaço para seu bom desenvolvimento.

Agora, você está pronto para começar seu próprio cultivo de orquídeas, sem qualquer dificuldade.